quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Direitos e Deveres

Hoje, meu professor de literatura disse a classe, que nós, alunos, temos o direito de aprender, mas também temos o dever de estudar. E ele também disse que todos os seres humanos são LIVRES desde o nascimento, ou seja, ninguém é seu dono. E é essa liberdade que nos difere dos escravos, nós somos cidadãos livres e com direitos.
Ele também perguntou para nós: " Existe alguém que pode tirar você do seu pai? ". Ninguém respondeu. E ele gritou: " Tem sim!!! O Conselho Tutelar, pois se seus pais te agridem, por exemplo, eles perdem o direito de ter a guarda de vocês. Afinal, eles não são seus donos, mas sim seus responsáveis! "

Eu fiquei refletindo sobre tudo o que ele falou na aula, e cheguei a conclusão de que, tudo o que ele disse também se aplica, de certa forma, a nossa sociedade. E agora cheguei no ponto que queria, pois, assim como, temos o direito de votar e escolher nossos representantes políticos, nós temos o dever de cobrar serviço deles. Eles nos devem uma explicação sobre tudo, afinal, estão em seus atuais cargos, porque nós, cidadãos, os colocamos lá.
Por isso, acho que o que falta no povo brasileiro é esse hábito de cobrar.

Vamos cobrar meu povo! Cobrar para que a nossa vida possa melhorar, nem que seja só um pouquinho. Pois acredito que se todos cobrarem algo, alguma hora, eles vão se encher e atender os nossos pedidos.
COBREM!!! Eles tem o dever de nos dar satisfação!

3 comentários:

  1. E verdade, tudo o que acontece nao e por acaso, devemos encher o saco dos politicos ate que eles respeitem o povo! ^^

    PS - Teclado sem acento, nao repare neles!

    ResponderExcluir
  2. Não temos o hábito de cobrar NEM de lutar! Estamos sempre nos contentando com qualquer coisa, e isso é um baita problema. Se não cobrarmos, não melhorará. Se não melhorar...
    Todos já sabem o final, não é? Continuaremos vivendo nesse país onde favela já virou moradia, pobres fazem "parte do cenário" do bairro central. Eu realmente não aguento mais!!

    ResponderExcluir
  3. E, ah!, uma coisinha que achei que cabe ao tema. Um pensamento de uma das cabeças mais pensantes do mundo (sou completamente fã!): Simone de Beauvoir. Na falta de minhas palavras, usarei as delas: "O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade."

    ResponderExcluir