segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Doutores da Alegria

Ontem, eu estava assistindo ao Oscar, só que em um dos intervalos eu mudei de canal e coloquei na Tv Cutura para ver o que estava passando. Para a minha surpresa vi a imagem de palhaços no hospital fazendo crianças internadas sorrirem com suas piadas. Comecei a prestar mais atenção, e descobri que se tratavam dos Doutores da Alegria. Então, decidi abandonar o Oscar para continuar a assistir ao filme.
Não sei se vocês já viram ou ouviram falar sobre os Doutores da Alegria. Eles são um grupo de palhaços e/ou atores especializados na linguagem artística clown dentro de hospitais. O objetivo deles é levar alegria e diversão para crianças doentes, pais desesperançosos e médicos, enfermeiras que cuidam dessas pessoas. Eles quebram a hierarquia existente no ambiente hospitalar, cantam músicas, fazem piadas, animam todos que estão a sua volta.
Durante o filme, diversas vezes achei que eles não iriam conseguir fazer uma criança, que estava muito triste e desanimada, sorrir. Mas, eles sempre conseguem alguma reação das pessoas.
Fiquei, extremamente, comovida com o filme, que é mais uma espécie de documentário com depoimentos - e histórias engraçadas e tocantes- sobre experiências compartilhadas.
"(...) ficar doente não é nada engraçado e, mesmo nessa condição, crianças não deixam de ser crianças. Todas elas continuam querendo brincar, levando uma vida normal." (trecho retirado do Livro dos Segundos Socorros, Doutores da Alegria)

P.S.: em um dia, não muito distante, serei como uma Dra. da Alegria!

2 comentários:

  1. Noossa Cah, eu fiz a mesma coisa. Era o Cine Verão né?
    Muito legal e invejável!

    ResponderExcluir
  2. A proposta do filme Patch Adams - O amor é contagioso, protagonizado por Robin Williams, e lançado em 1998, fez surgir grupos de idealistas entre profissionais de saúde e pessoas comuns do povo que compraram a ideia genial do filme. Esta semana presenciei um desses grupos em atuação que motivou um post no meu blog http://celsojardim.blogspot.com durante a pesquisa, acabei descobrindo o seu interessante blog. Parabéns.

    ResponderExcluir