sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Concepção de Artista

Definição de artista segundo o dicionário Michaelis:
"Artista:1 Aplicador da arte. 2 Engenhoso. 3 Astucioso, manhoso. 1 Indivíduo que se dedica às belas-artes. 2 Aquele que faz da arte meio de vida. 3 O que revela sentimento artístico. 4 Artesão, artífice. 5 Em face da lei, é o bailarino, músico, artista de teatro, circo e variedades e, mesmo, o atleta profissional, como o jogador de futebol. A. dramático: ator que representa em dramas. Col: elenco, grupo."


Pablo Picasso:
"Há as pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela. Mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol."


Os dois trechos acima, ao meu ver, definem de modos diferentes o artista. Duas definições que se completam, uma sendo denotativa e a outra conotativa, respectivamente.
Mas acho que ser artista, é como Picasso disse, é ter o poder de transformar, de conseguir absorver, refletir, pensar e querer mudar. Ser artista é muito mais do que ter talento ou habilidade para fazer algum tipo de arte; é ama-la de uma maneira inexplicável, é não conseguir viver sem exercer aquela arte que te dá prazer, é viver para ela, é se entregar por prazer.
Ser artista é mergulhar de cabeça em projetos malucos que, na maioria das vezes, podem não te dar o retorno esperado, mas você sabe que te farão feliz. É viver todos os dias em cima da corda bamba, pois nunca se sabe se o dinheiro que se ganha, dará para pagar as contas do final do mês ou o jantar com os amigos. Ser artista é se contentar com o pouco, sem extravagâncias, mas com a plena satisfação de fazer aquilo que se ama, arte!
O artista tem a necessidade de saber, a curiosadade de aprender e o medo de errar, tem a sensibilidade à flor da pele, a emoção incontrolável e os olhos marejados de paixão, amor e prazer por sua arte!
Ser artista é ouvir com o coração e enxergar com a alma.

6 comentários:

  1. ARRASOUUU!

    Você é minha artista predileta.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, mesmo eu sendo um ator porkera, já estou sendo "possuido" pelas maravilhas da arte! :D

    ResponderExcluir
  3. Ser artista é.. é...acho que não existe uma definição correta.
    Somos espelhos da alma...o sórdido...o real..a esperança...
    uma vida que está para se completar infinitamente...


    Cassy, obrigada pela visita!!! Vou adicioná-la no blog.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. ola cassy
    obrigado pelos comentarios no meu blog, porém, ele ja não parece ser lá grande coisa depois que vi o seu!! Esta de parabens também, fiquei ausente por um tempo no mu blog, mas estou de volta! vamos conversar mais! E-mail e msn: vinicius_magueta@hotmail.com

    Até
    parabéns

    ResponderExcluir
  5. Olá Cassy...

    Maravilhoso seu texto...
    Plínio Marcos nos dá uma definição de nós atores: "Somos o Cristo da Humanidade", ser artista é ser exemplo de Jesus Cristo, somente nós temos o poder de tocar e ser tocada pelas pessoas, só nós amamos aquilo que realmente fazemos, por que não fazemos para ter retorno financeiro, fazemos porque acima de tudo amamos, e, isso é SER ARTISTA.

    Obrigado pela visita que me fez!!!
    Maravilhoso seu blog... parabéns e sem dúvidas virei aqui outras vezes!!!

    Ou Melhor Sempre virei.. Aqui!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Ser artista, literalmente, é uma arte.
    Mas, só um ponto que ficou por falar: Artistas são mal remunerados aqui no Brasil. Na Europa, por exemplo, isso não acontece com tanta frequencia. Muita coisa varia por causa da cultura e do modo de olhar a vida.
    O texto ficou maravilhoso, parabéns!

    Beijos, Tatá.

    ResponderExcluir