quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Barack Hussein Obama

"Obama promete reconstruir EUA" ( Folha de São Paulo, 21 de janeiro de 2009).
Após discurso emocionante e comovente, o primeiro presidente negro dos EUA, acredito eu, deixou muitas expectativas e uma só certeza, a nova era nomeada por ele mesmo de 'Era da Responsabilidade', será muito diferente da terrível 'Era Bush'.
O 44º presidente dos EUA conseguiu citar todos os problemas eminentes do planeta no seu discurso de apenas 20 minutos. Prometendo aquilo que todos sonham: a paz!
"Hoje eu digo a vocês que os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e são muitos. Eles não serão superados facilmente e em pouco tempo. Mas saiba isso, América - eles serão superados " - prometeu Obama em seu discurso de posse na terça-feira dia 20 de janeiro de 2009.
"Nós somos moldados por todas as línguas e culturas, traçados por todos os cantos desta Terra; porque provamos um pouco dos detritos da guerra civil e da segregação e emergimos deste capítulo negro mais unidos; não podemos deixar de acreditar que antigos ódios vão um dia desaparecer; que as linhas das tribos vão em breve se dissolver; que o mundo crescerá um pouco e que a humanidade deverá se reavaliar; e que a América terá seu papel em liderar uma nova era paz" - disse ele.
O povo estado-unidense foi às urnas no ano passado com um só desejo, o de mudança. E foi por esse sentimento que Barack foi eleito. Com a esperança no coração, 1,8 milhão de pessoas sairam de suas casas na fria tarde de terça em Washington, para ouvir o discurso de posse do quarto mais jovem presidente que os EUA já teve.
Se tudo o que ele disse será efetivado ou não, isso só o tempo irá nos dizer. Mas que ele já começou a agir, isso é fato, já que hoje ele declarou o fechamento do Guantánamo - prisão localizada em Cuba para deter aqueles que são suspeitos de terrorismo. À respeito ele disse que é preciso trocar métodos violentos de tortura por inteligência.
Baseada naquilo que li e vi sobre o novo presidente norte-americano, arrisco dizer que, há sim uma luz no final do túnel.

2 comentários:

  1. É mesmo, é engraçado como o Obama quando chega todos fazem festa, ele tem a esperança em seu ser.
    Mas também só com um Obama para compensar 8 anos de Bush! Fala sério.

    ResponderExcluir
  2. O fechamento do Guantánamo FOI COM CERTEZA uma luz no fim do túnel!

    ResponderExcluir